Notícias | Por Hypera Pharma

Cuidados específicos trazem benefícios a longo prazo, explica especialista

Formado por vários órgãos, mas especialmente pelo estômago, fígado e intestino, o sistema digestivo é fundamental para o corpo humano, uma vez que estes órgãos são responsáveis pela digestão de alimentos, absorção de água e glicose, vitaminas, proteínas e minerais, neutralização e eliminação de toxinas e, ainda, a promoção da manutenção do sistema imunológico. 1-4

Para o Dr. Márcio de Queiroz Elias (CRM 82558 SP), gerente médico da divisão de Consumer Health da Hypera Pharma, os cuidados com a saúde digestiva devem ser diferentes quanto a pacientes do sexo feminino e masculino. Isso acontece por conta de diversos fatores.

“Muitas vezes, fatores hormonais como, ciclo menstrual, gravidez, ou até mesmo estresse, podem alterar a saúde do sistema digestivo. ”, explica “Por isso, é importante adotar hábitos saudáveis, que colaboram com o funcionamento esperado do sistema. Ingerir líquidos, manter uma alimentação equilibrada e fazer exercícios físicos são grandes aliados, além de, claro, consultas periódicas ao médico de confiança. ”5,9

De acordo com a Federação Brasileira de Gastroenterologia, a constipação intestinal acomete mais pacientes do sexo feminino, enquanto doenças do aparelho digestivo ocupam o 2º lugar no ranking de mortalidade masculina.

“Por isso, é importante atentar-se a alguns sinais do corpo como: azia, má digestão, dores de cabeça constantes e distensão abdominal pois eles podem ser alertas do corpo de que alguma coisa não vai bem nesta região, nesses casos, é muito importante procurar por ajuda médica especializada”6-8, finaliza.

DIA MUNDIAL DA SAÚDE DIGESTIVA

No próximo dia 29 de maio é celebrado o Dia Mundial da Saúde Digestiva. Criado pela Organização Mundial de Gastroenterologia, a data é usada para mobilizar e orientar o público sobre a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças do aparelho digestivo.

A Hypera Pharma, líder na categoria*, tem marcas especialistas no cuidado da saúde digestiva e possui produtos destinados para cada órgão: ao estômago Estomazil, Pepsamar, Gastrol; Epocler e Eparema, para o fígado; para o intestino, Tamarine, Naturetti e Lacto-Purga.

Para manter-se sempre saudável, procure um médico.

*1. IQVIA PMB MAT R$ PPP.  Mercado OTC Popular de Fígado, Antiácidos, Saúde do Intestino e Antigases. Fev/2023.

Referências Consultadas. 1. Freire AC, et al. Liberação específica de fármacos para administração no cólon por via oral. I - O cólon como local de liberação de fármacos. Rev. Bras. Cienc. Farm., 2006; 42(3): 319–335. 2. Kiela PR, Ghishan FK. Physiology of Intestinal Absorption and Secretion. Best Pract Res Clin Gastroenterol. 2016 Apr;30(2):145-59. 

3. D'Amelio P, Sassi F. Gut Microbiota, Immune System, and Bone. Calcif Tissue Int. 2018 Apr;102(4):415-425. 4. Cheng L.K., et al. Gastrointestinal system. Wiley Interdiscip Rev Syst Biol Med. 2010 Jan-Feb;2(1):65-79. 5. Kiela PR, Ghishan FK. Physiology of Intestinal Absorption and Secretion. Best Pract Res Clin Gastroenterol. 2016;30(2):145-159. 6. Tack J, Talley NJ. Transtornos gastroduodenais. Arq. Gastroenterol., 2012; 49 (suppl 1): 21–27. 7. Luciana Brazil. Secretaria de Estado de Saúde. Doença silenciosa, hepatite pode evoluir para cirrose e até câncer se não houver tratamento. Secretaria de Estado de Saúde do Mato Grosso do Sul. https://www.saude.ms.gov.br/doenca-silenciosa-hepatite-pode-evoluir-para-cirrose-e-ate-cancer-se-nao-houver-tratamento.

8. Spiller RC, Thompson WG. Transtornos intestinais. Arq Gastroenterol. 2012; 49 (suppl 1): 39–50.; 9- Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Guia alimentar para a população brasileira: promovendo a alimentação saudável / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, . – Brasília: Ministério da Saúde, 2008. 210 p. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos)

Estomazil. bicarbonato de sódio, carbonato de sódio e ácido cítrico. Indicações: alívio da azia, má-digestão e mal-estar, medicação antiácida. MS 1.7817.0039. Gastrol. hidróxido de magnésio, carbonato de cálcio e hidróxido de alumínio. Indicação: como antiácido no tratamento sintomático da hiperacidez gástrica e suas complicações. Na úlcera péptica. MS 1.5584.0396. PEPSAMAR®. hidróxido de alumínio. Indicações: tratamento da azia, queimação decorrente de excesso de acidez no estômago. MS 1.5584.0639. Epocler. citrato de colina, betaína monoidratada e racemetionina. Indicações: tratamento de distúrbios metabólicos hepáticos. MS 1.7817.0079. Eparema. Boldo, Peumus boldus Molina (Monimiaceae), Cáscara Sagrada, Frangula purshiana (DC.) A. Gray (Rhamnaceae), Ruibarbo, Rheum palmatum L. (Polygonaceae). Indicações: auxilia no alivio à má digestão e auxilia nos distúrbios do fígado, das vias biliares e nos casos de prisão de ventre leve. MS 1.7817.0911. Lacto Purga. bisacodil. Indicações: tratamento da prisão de ventre; no preparo do paciente para exames diagnósticos, e antes ou após procedimentos cirúrgicos. E também em casos para facilitar a evacuação. MS 1.7817.0015. NATURETTI® Senna alexandrina Mill., Cassia fistula L. Indicações: tratamento sintomático de intestino preso, das constipações primárias e secundárias e na preparação para exames radiológicos e endoscópicos. MS 1.5584.0644. Tamarine. Senna alexandrina Mill., Cassia fistula L. Indicações: tratamento sintomático de intestino preso, das constipações primárias e secundárias e na preparação para exames radiológicos e endoscópicos. MS 1.7817.0023. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO. Maio/2023.

Sobre Hypera Pharma

A Hypera Pharma é uma das maiores empresas farmacêuticas do Brasil e está presente em todos os segmentos relevantes do setor. Com posição de liderança em diversas categorias, oferece produtos de alta qualidade e segurança, investindo continuamente em inovação e crescendo de forma sustentável, para que as pessoas vivam mais e melhor. Líder no mercado de Consumer Health, que engloba medicamentos isentos de prescrição, suplementos e vitaminas, tem em seu portfólio marcas ícones como Benegrip, Buscopan, Engov, Epocler, Estomazil, Neosaldina e Zero-Cal. Atua em Produtos de Prescrição, com a linha Mantecorp Farmasa, e em dermocosméticos, com as marcas Mantecorp Skincare, Simple Organic e Bioage. Em Similares e Genéricos, tem forte presença com a Neo Química. Mais recentemente, a Companhia iniciou sua participação também no Mercado Institucional, voltado para clínicas e hospitais.

Outras Notícias