Marketing

Férias sem açúcar? Veja como deixar as receitas mais saudáveis e deliciosas

Mesmo com as crianças em casa por mais tempo, é possível reduzir o consumo de açúcar: e conheça a recomendação diária de ingestão da substância e como substituí-la por adoçantes nas receitas.

Por Hypera Pharma

26/12/2024 - Última atualização: 26/12/2024

Imagem do post Férias sem açúcar? Veja como deixar as receitas mais saudáveis e deliciosas

São Paulo, julho de 2024 – O mês de julho chega com uma grande mudança na rotina: as férias escolares das crianças e adolescentes, que os coloca por mais tempo em casa. Nessas ocasiões, é comum que mamães e vovós queiram agradar a prole com doces, bolos e deliciosas sobremesas. Nada mal, não é mesmo? O único problema é: o consumo excessivo de açúcar é prejudicial à saúde. Aumento de peso, de sintomas de ansiedade, além de cáries, são os problemas mais comuns relacionados ao açúcar. Além disso, a substância também é proibida para quem tem problemas de saúde como a diabetes.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) sugere limitar o consumo de açúcar a 10% das calorias ingeridas no dia. Mais severo, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) fala em 5% da ingestão diária, incluindo na conta os açúcares adicionados pela indústria, utilizados na cozinha e no consumo diário, além dos presentes em alimentos como mel e suco de frutas. Considerando uma dieta de 2 mil calorias, a recomendação da OMS equivale a 12 colheres de chá de açúcar e a do Inca, a apenas 6 colheres de chá.

Para quem acha que é muito, um alerta: um pedaço pequeno de bolo industrializado pode conter 7 colheres das de chá de açúcar1. Outros alimentos industrializados seguem o mesmo perfil de concentração de açúcar. Nessa situação, uma boa opção é preparar receitas caseiras... e substituir o açúcar por adoçantes.

E não são só as pessoas em dieta de redução de peso e as que convivem com a diabetes que podem fazer a substituição: os novos tipos de adoçantes tem sabor doce cada vez mais próximo do açúcar, sem amargor no final e o seu consumo é bem menos restritivo. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) apontou a recomendação diária de consumo para os adoçantes. Para a sucralose, essa sugestão é de 5 mg para cada quilo de peso - ou seja, uma pessoa de 70Kg pode consumir até 420 gotas de sucralose por dia. Já a OMS sugere um limite três vezes maior do que a recomendação da agência brasileira. E esses números são apenas recomendações para tonar a ingestão dos adoçantes ainda mais segura.

Com praticamente nenhuma caloria, ausência de efeitos colaterais e índice glicêmico igual a zero2, o eritritol tem ganhado destaque no mercado de adoçantes naturais. A substância, que tem sabor sem residual amargo e dulçor de até 70% e 4 gotas equivalem a uma colher de chá de açúcar além de não apresentar risco à saúde

De maneira geral, diabéticos podem seguir as mesmas recomendações de consumo de adoçantes – e é altamente recomendável que indivíduos com condições metabólicas consultem um profissional de saúde, como um nutricionista ou endocrinologista, para obter orientação personalizada. O profissional poderá avaliar as necessidades específicas de cada pessoa, considerando fatores como histórico médico, níveis de glicose no sangue e outras questões de saúde.

Agora que você já está mais bem informado sobre o consumo de açúcar x consumo de adoçantes, que tal voltarmos às receitas para aproveitar as férias juntinho com quem amamos?  O bolo de milho, por exemplo, é uma receita que remete às festas julinhas e pode ser preparado com Zero-Cal Eritritol Bem Natural   mantendo seu sabor característico, a tradição da época e com calorias reduzidas. Da mesma forma, o produto da Zero-Cal – marca líder em adoçantes do Brasil e Top Of Mind há 20 anos consecutivos na categoria – pode ser utilizado no preparo de arroz-doce, canjica, curau... Além das receitas típicas, também pode ser usada para preparar bolo de chocolate, biscoitos, brownies e uma infinidade de receitas. Ou seja: uma porção de gostosuras!

Quer ver como usá-lo no dia a dia? Então confira as receitas no site.

 

Sobre a Zero-Cal

Zero-Cal é uma marca líder em adoçantes e produtos para uma vida mais saudável. Com uma variedade de opções sem açúcar, Zero-Cal oferece alternativas deliciosas para satisfazer o desejo por doces, sem comprometer a saúde. A marca está comprometida em promover escolhas alimentares conscientes e incentivar um estilo de vida equilibrado para todos os consumidores.

 

Sobre Hypera Pharma

A Hypera Pharma é uma das maiores empresas farmacêuticas do Brasil e está presente em todos os segmentos relevantes do setor. Com posição de liderança em diversas categorias, oferece produtos de alta qualidade e segurança, investindo continuamente em inovação e crescendo de forma sustentável, para que as pessoas vivam mais e melhor. Líder no mercado de Consumer Health, que engloba medicamentos isentos de prescrição, suplementos e vitaminas, tem em seu portfólio marcas ícones como Benegrip, Buscopan, Engov, Epocler, Estomazil, Neosaldina, Vitasay e Zero-Cal. Atua em Produtos de Prescrição, com a linha Mantecorp Farmasa, e em dermocosméticos, com Mantecorp Skincare. Em Similares e Genéricos, tem forte presença com a Neo Química. Mais recentemente, a Companhia iniciou sua participação também no Mercado Institucional, voltado para clínicas e hospitais.

Mais informações:

Comunicação Corporativa Hypera Pharma

imprensa@hypera.com.br